Produtos

Frutíferas

BARU - Dypterix alata

Clique na imagem
para ampliar

A árvore, de até 25 metros de altura com tronco podendo atingir 70 cm de diâmetro, possui copa densa e arredondada. Sua madeira é resistente Folhas compostas por 6 a 12 folíolos, glabras, de coloração verde intensa. Flores pequenas, de coloração esverdeada que surgem de outubro a janeiro. Floresce de outubro a janeiro. O fruto (baru) é um legume lenhoso, castanho com uma única amêndoa comestível, que amadurece de setembro a outubro. Está ameaçada de extinção devido a: destruição de seu bioma nativo, ocupado pela expansão agrícola, corte devido a sua excelente madeira e ao consumo de suas sementes na alimentação e como medicinal.

Usos: As sementes são uma iguaria cada vez mais apreciada e muito nutritiva, embora a dureza do fruto dificulte sua obtenção. Animais silvestres e o gado consomem a polpa aromática do fruto, assim como seres humanos, in natura ou como geleia

Cultivo:

Nativa: Brasil, Cerrado

Família: Fabaceae

Disponibilidade: Mudas (20 cm) R$ 39 cada uma. Stock 20 mudas

Mais informações: O baru ou cumaru (Dipteryx alata), é uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea. Nomes populares: baru, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru.

Planta Mundo © 2011