Produtos

Plantas Medicinais

Camomila de Paris - Mançanila - Chamomilla chamomilla

Clique na imagem
para ampliar

Lindas "margaridas" de 1000 utilidades. Fazem um delicioso CHA, que pode ser degustado ou usado para clarear a cor dos cabelos (ou ambas coisas, mas recomendamos não beber o chá usado para clarear os cabelos RSRSRS). Medicinal e ornamental também.

Usos: O talo e as extremidades floridas são usadas secas ou frescas em infusão, aromática e ligeiramente amarga. É confundida muitas vezes com a macela alemã, Matricaria chamomilla, e não é claro a qual se referem os autores ao mencionar suas propriedades medicinais, mas é considerada digestiva, carminativa, sedativa, tônica, vasodilatadora e antiespasmódica. O óleo essencial é empregado em aromaterapia, e a infusão das flores é aplicada no cabelo para incrementar sua cor dourada, em especial nas crianças. Tal propriedade é inclusive aproveitada na composição de xampus e outros preparados para cabelo, como acondicionadores.

Cultivo: Cultivo: Prefere solos fofos, arejados, bem drenados e adubados com adubo orgânico. Em regiões mais quentes, o plantio é feito no início do inverno. Já em regiões de clima mais ameno, deve ser plantada na primavera. O espaçamento entre as plantas deve ser de 30 x 80 cm. Prefere ambientes de pleno sol (necessita de sol por pelo menos 5 horas diárias). Seu plantio garante a saúde das plantas que crescem a seu redor. Para o cultivo em vasos ou jardineiras, recomenda-se que eles tenham pelo menos 20 cm de altura. As sementes não devem ser enterradas muito fundas, pois necessitam de luminosidade para brotar. O solo deve ser mantido úmido, sem encharcar, mas no inverno as regas devem ser diminuídas.

Nativa: Cultivada

Família: Asteraceae

Disponibilidade: 50 Sementes - R$ 15

Mais informações: Curiosidade: Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.

Planta Mundo © 2011