Produtos

Frutíferas

Tamarindo doce da Tailândia - Tamarindus indica

Clique na imagem
para ampliar

De todas as árvores leguminosas frutíferas dos Trópicos, nenhuma é tão distribuída e apreciada como ornamental do que o tamarindeiro. Mas esta variedade é simplesmente fantástica, seu frutos tem sabor a GOIABADA, quem começa a comer não pode parar.

Usos: Arvore ornamental. Frutos deliciosos para consumo ao natural ou preparo de doces.

Cultivo: Fácil. A planta pode ser cultivada em regiões tropicais úmidas ou áridas; a temperatura média anual deve estar em 25ºC, as chuvas anuais entre 600 e 1500mm.; a planta requer boa intensidade de luz e é sensível ao frio. Os solos devem ser profundos, bem drenados, pH entre 5,5 e 6,5, de preferência areno-argilosos. Evitar solos pedregosos e sujeitos a encharcamento.

Nativa: Tailândia

Família: Fabaceae

Disponibilidade: Mudas - R$ 39

Mais informações: No Sudeste Asiático e na índia, era atribuída ao tamarindeiro a fama de ser morada de influências maléficas, sendo seu perfume, sua sombra e objetos perigosos produzidos de seu tronco considerados perigosos. Segundo a tradição, as armas que possuíssem bainha feita de sua madeira teriam poderes para dominar o mais temível inimigo, até mesmo os considerados invulneráveis. Na Europa, era conhecido desde a Idade Média, tendo sido introduzido, possivelmente, por meio dos Árabes. Estes a denominavam Tamr al-Hindi,, cujo significado é “tâmara da Índia’’, em referência à polpa de seu fruto, que julgavam semelhante à da tâmara”.

Planta Mundo © 2011